O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior  (MCTES),  Manuel Heitor,  desloca-se ao Brasil para um conjunto de iniciativas que visam a promoção e reforço da cooperação científica e académica entre Portugal e o Brasil, com ênfase nas relações com os Estados da Bahia, Rio de Janeiro,  Paraná e Santa Catarina.

O Ministro Manuel Heitor participa na inauguração de dois novos polos do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre Salvador da Bahia e no Rio de Janeiro, visitando neste contexto os quatro Estados brasileiros juntamente com o Diretor do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR Centre,  José Joaquín Hernández-Brito.

O Ministro Manuel Heitor visita o Estado de Salvador da Bahia na quarta-feira, dia 14 de agosto, onde intervém,  pelas 9 horas, no I Fórum Internacional Meio Ambiente e Economia Azul com uma palestra plenária sobre “Interações Atlânticas”, que inclui a participação do Diretor do AIR Centre e representantes de instituições portuguesas.  No final do dia será inaugurado o “AIR Centre Bahia”,  em estreita colaboração com investigadores da Universidade Federal da Bahia  (UFBA), em Salvador, contando com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente  (SEMA).

Palestra que incluirá atividades nas áreas da observação da Terra e aplicações computacionais, incluindo o recurso a metodologias de inteligência artificial no apoio às pescas, na monitorização de padrões de biodiversidade e na gestão do risco.

A deslocação do Ministro Manuel Heitor ao Brasil assume especial relevância tendo em conta a inauguração das novas instalações do AIR Centre em Salvador e no Rio de Janeiro, mas é ainda particularmente relevante face à evolução crescente no número de estudantes e investigadores brasileiros que escolhem Portugal para estudar e investigar.

Neste contexto, aproximadamente um terço dos estudantes estrangeiros em Portugal são brasileiros.

 

educacao

  • Partilhe